domingo, 8 de janeiro de 2017

SALMO 69 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 69
Comentários Pr Heber Toth Armí

Você esteve em uma situação de quase afogar-se na piscina ou no mar, quanto mais você se cansava tentando salvar-se mais se afundava; ou, numa situação como na areia movediça, cada decisão e cada reação parecia levar-te para mais fundo?

Um beco sem saída, um problema sem solução, encurralado pela vida... O desespero faz uma visita, a angústia vem de mudança, o sofrimento invade o coração...

Incompreendido pela família, desvalorizado pelo chefe e colegas de trabalho, criticado pelos membros da igreja, alvo de zombaria dos amigos, inimigos por todos os lados, traído por pessoas que você confiava, se esta parece ser a tua história, saiba que Davi e Jesus também tiveram tal experiência.

• Jesus era problemático?
• Davi era causador de confusão?

Na verdade, era o contrário, as pessoas ao redor deles não toleravam os traços de Deus em Davi e, muito menos em Jesus.

Ainda hoje é assim, quando mais parecido com Jesus você for, mais invejosos, arrogantes e orgulhosos vão tentar interpor o teu caminho. Portanto, dê uma atenção ao Salmo em questão: Os cristãos...

• ...passam por momentos de aflições, tudo parece sufocante, às vezes se sentem até desamparados em meio à solidão, quase perdem as forças, parece não aguentarem mais (vs. 1-5).

• ...são alvos de insultos, envergonhados publicamente, são atacados pelas línguas destruidoras; consequentemente, choram e gemem; por isso até os bêbados e párias da sociedade fazem piadas com os que amam e servem a Deus (vs. 6-12).

• ...apesar das afrontas e oposições, não desistem de Deus; pelo contrário, mais se apegam a Ele. A oração é o meio de buscar consolação, libertação e salvação de forma paciente, confiante na misericórdia divina (vs. 13-19). Paulo amplia esse ensinamento sugerido por Davi: “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” (Romanos 12:12).

• ...sabem a quem recorrer quando a situação está difícil. Suas orações imprecatórias logo se tornarão louvor e adoração, além de obterem coragem para testemunhar ousadamente de um juízo vindouro a todos os indivíduos deste mundo (vs. 20-36).

O Novo Testamento refere-se a Jesus com este Salmo devido a Seu sofrimento. Embora Jesus tenha sofrido bem mais que Davi, também deixou-nos um legado ainda maior, mais nobre: Em vez de amaldiçoar Seus inimigos, pediu perdão para eles. Aprendamos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...