segunda-feira, 3 de abril de 2017

Provérbios 4 Comentário Pr Heber Toth Armí

Provérbios 4

A imagem pode conter: texto
Comentário Pr Heber Toth Armí

Uma das mais importantes missões dos pais é ensinar seus filhos a viverem a sabedoria desde a infância, para que, ao chegar à idade adulta, estes ensinem seus netos a serem sábios.

O viver sábio não acontece de uma vez por todas, é um processo. Está atrelado à educação provida na infância, continuada em uma busca individual durante a vida inteira.

O capítulo em análise visa o amadurecimento moral do indivíduo, o qual deve prender nossa atenção caso valorizamos tal desenvolvimento. As três partes deste capítulo dividem-se pelos três versículos semelhantes (1, 10, 20):

1. Os pais devem conduzir seus filhos no caminho da sabedoria para que eles não descambem cada dia mais pelos obscuros caminhos do mundo. A base do ensino deve ser a “instrução” (Torá), ou seja, a Bíblia. Somente assim, o pai conseguirá inculcar na mente dos filhos que, adquirir sabedoria é o principal negócio da vida (vs. 1-9). Consequentemente, a existência dos filhos de pais que assim procedem será pautada pela...

• Segurança: Quem guarda a sabedoria no coração será guardado por ela das agruras da vida: aids, divórcio, prisão, assassinato, drogas, corrupção, imoralidade, etc.;
• Honra: Quem valoriza a sabedoria, verá que ela torna a vida gloriosa;
• Beleza: Quem preza pela sabedoria experimentará elevados prazeres, pois seus dias serão marcados pelas coisas mais belas da existência.

2. Nós, seres humanos, pecamos; consequentemente definimos nosso destino: A sepultura. Somos culpados, portanto, condenados. Contudo, a graça divina ofereceu-nos opção imerecida: A vida. Deste modo, hoje podemos escolher: O caminho da vida ou o da morte. Somente a sabedoria celestial pode-nos conduzir pelo caminho da vida (vs. 10-19).

• Os caminhos do pecado são caracterizados pela impaciência, problemas, estresses, perversidades, trevas, ignorância, violência, ingenuidade, misérias, tristezas, insignificância e amarguras até a morte;
• O caminho da vida é um confiante avançar das penumbras do pecado à luz da Palavra divina, ou seja, aproximar-se de Jesus que conduz à eterna felicidade (João 14:6).

3. Para ser verdadeiramente feliz (vs. 20-27) cada jovem deve...

• Relembrar sempre os ensinamentos da Palavra de Deus;
• Afastar-se de toda forma de corrupção;
• Manter o corpo e a mente em excelentes condições;
• Escolher excelentes amigos;
• Rejeitar constantemente a loucura para depender da sabedoria.

Atenção: Escolha, hoje, teu destino: Vida ou morte! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...