sábado, 5 de agosto de 2017

Jeremias 11 – Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 11 –
Comentário Pr Heber Toth Armí


A pior dor é a dor da descarada rejeição. Só quem experimentou sabe como dói. Jeremias foi rejeitado; mas, mais rejeitado que Ele, é Deus.

O capítulo em tela oferece grandes lições que merecem nossa pausa para reflexão:

1. Sermão bíblico confronta as pessoas. Jeremias repreende, alerta e exorta aos seus conterrâneos transgressores da aliança com Deus. Deuteronômio 28:1-30:9 é a base do sermão de Jeremias. As coisas de Deus suscitam oposição no coração pecador. O pregador que detesta ser rejeitado deve evitar pregar biblicamente (vs. 1-8).

2. Deus pede para não interceder pelos que conspiram contra Seus princípios. Por quê? Simples, se forem abençoados pelo Deus verdadeiro, eles exaltarão os deuses falsos e incompetentes. Isso é adultério espiritual, rejeição e conspiração contra Deus o que suscita a ira do Deus que é imensuravelmente paciente, mas não premia o pecado (vs. 9-17).

3. Aqueles que conspiram contra Deus externam suas emoções na conspiração contra os servos dEle. Mensageiros de Deus não têm sucesso e paz neste mundo; pelo contrário, são acusados e perseguidos até pelo povo que diz servir a Deus. Com Jeremias não foi diferente. A reação ao seu sermão foi: “Não profetizes em nome do Senhor, para que não morras às nossas mãos”. Jeremias orou por proteção e Deus atendeu sua oração mostrando-lhe o juízo sobre os duros de coração (vs. 18-23).

Do texto inspirado muitas lições podem ser extraídas, além dessas supracitadas. Veja:

• Orar sem querer comprometer-se com Deus, é uma forma de tentar usar a Deus para suprir interesses egoístas. Deus não bajula bajuladores interesseiros (v. 11). Pessoas assim, ao ouvirem sermões bíblicos, se sentem enojadas, mesmo sendo membros da igreja (vs. 1-10).

• Aqueles que têm problemas com os verdadeiros servos de Deus (vs. 18-23) revelam onde nascem seus problemas: Antes, no coração ou com atitudes, conspiraram contra Deus (v. 9).

• Os servos de Deus são desagradáveis aos servos do pecado/diabo. É perigoso servir a Deus numa sociedade escrava do pecado. Porém, Deus intervém. Deus informou “ao profeta manso e ingênuo que os homens de Anatote tramavam projetos para lhe tirar a vida. Ao orar, Jeremias recebe a garantia de que seus adversários seriam castigados” (William MacDonald).

Embora ingênuos, os mensageiros de Deus são atendidos quando oram! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #ebiblico #rbhw #rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...