domingo, 13 de agosto de 2017

Jeremias 19 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 19
Comentário Pr Heber Toth Armí


Botija de oleiro. Convite aos anciãos. Mensagem ilustrada. Profecia encenada. Botija despedaçada. Tudo isso, e muito mais, revelam-nos preciosas lições espirituais.

1. Deus sempre quer restaurar o que está arruinado, mas quando quem está arruinado não aceita ser restaurado (18:1-6), Ele permite que as piores consequências apareçam a fim de despertar os ignorantes (19:1).

2. Deus revela (7:31-32) e depois reitera a revelação dos pecados que causam a destruição de Seu povo. Se muitas imoralidades e perversidades não bastassem, o povo de Deus sacrificou seus próprios filhos a Moloque (19:2-6).

3. A carnificina proclamada por Jeremias se deu primariamente na destruição causada por Nabucodonosor em Jerusalém em 586 a.C. Mas pode ser aplicada mais adiante, no ano 70 d.C. quando Tito Vespasiano destruiu novamente a Jerusalém. As pessoas comiam os próprios filhos (19:7).

4. A declaração condicional na legislação divina não é sugestiva, é objetiva (Levítico 26:27-29); portanto, ignorar os requisitos da bênção desconfiando de Deus, acarretaria maldições. Deus preza por Sua palavra (Jeremias 19:8-9).

5. Desprezar a Deus, endurecer o coração diante de Suas Palavras, e rebelar-se significa assinar a própria sentença de morte, cavar a própria sepultura e preparar o próprio veneno. A vasilha de barro seria quebrada e não seria mais restaurada (vs. 10-15).

Deus é paciente desejando salvar, mas quanto mais espera a situação pode piorar. Quando a disciplina não surte efeito (Jeremias 2:23), quando intercessão é ineficaz (Jeremias 17:16) a situação de um indivíduo ou povo/nação, de uma igreja e do mundo torna-se irreversível (Jeremias 19:11).

Por mais bela que seja, cerâmica esmiuçada não presta para mais nada. O pecado nos esmaga, mas pior que cometer pecados é rejeitar a solução provida graciosamente por Deus. Recusar arrependimento atrai o julgamento do Deus que abomina a rebeldia e a rebelião.

A palavra de Deus é para grandes e pequenos, reis e povos, assim como o juízo divino. Ninguém terá desculpas no juízo final; portanto, dê ouvidos à Palavra do Senhor. O mensageiro de Deus prega a tempo e fora de tempo, no templo e fora do templo. Todos têm oportunidade de voltar-se para Deus.

A ousadia do profeta suscita a ira dos hipócritas, assim como acontece hoje quando alguém prega verdadeiramente a Palavra de Deus. Apesar disso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...