terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Jonas 3 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jonas 3 
Comentário Pr Heber Toth Armí

Quando aprendemos a missão divina e apreendemos as lições de vida das páginas da Bíblia, intentaremos fazer o que Deus insistentemente nos pede.

• Jonas obedeceu a Deus, após a terrível, mas miraculosa experiência dentro do peixe (vs. 1-4);
• Jonas pregou diuturnamente na truculenta e violenta cidade de Nínive um sermão curto e grosso, que resultou na conversão dos seus habitantes (vs. 5-9);
• Deus reverteu a sorte dos perversos devido a se converterem dos maus caminhos (v. 10).

“Apesar da mensagem lacônica e da falta de sustentação para ela, os ninivitas aceitaram a advertência de Deus e realizaram obras de arrependimento. Isso envolveu até o rei. Deus observou-lhes a reação, teve compaixão deles e retirou sua ordem de destruição” (John D. W. Watts).

Interessante que “Nínive é uma cidade religiosa. Todas as cidades são... Jonas entrou na Nínive religiosa e tornou-se pastor naquele lugar, não para melhorar sua religião ou atender às necessidades religiosas de seu povo, mas para subverter sua religião, insinuar dúvidas quanto a sua validade e depois ajudar a lidar em fé com um Deus vivo. ‘Até quarenta dias, e Nínive será subvertida’. Ele não os acusou de fazer o mal. Não denunciou seu pecado e iniquidade. Questionou seu futuro. Ele introduziu a escatologia em sua religião orientada pelo presente, seu presente obcecado por segurança” (Eugene Peterson).

• Se for fundamentada na revelação de Deus, a escatologia faz tremer até os ossos dos ateus ou agnósticos.
• Se for clara e contundente, direta e relevante, um pregador das profecias bíblicas pode despertar a atenção de muitos indiferentes vivendo no corredor da morte resultante dos seus pecados.
• Se for incisiva e objetiva, a pregação sobre os acontecimentos futuros, sob a regência de Deus, será a salvação de multidões que estão prestes a sofrer destruição.

“Cada um dos 39 dias apresentava pressão escatológica adequada à realidade do quadragésimo dia. Sob a pressão de interação escatológica, os dias se tornam um útero que contém um novo começo. Tornam-se um campo de treinamento de adoração pela fé. Os dias iluminam discernimentos capazes de detectar obediência à cruz... Sem a escatologia, perdemos o incentivo celestial à santidade, ao prêmio da vocação em Cristo Jesus” (Peterson).

Reavivamento e reforma exigem ousada pregação apocalíptica! Estudemos profecias! Reavivemos nossos púlpitos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...