quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Miqueias 1 Comentário Pr Heber Toth Armí

MIQUEIAS 1 
Comentário Pr Heber Toth Armí

 Pobreza, simplicidade, falta de cultura e pompa não são empecilhos para Deus ao escolher instrumento para ser Seu representante missionário numa sociedade cujo cenário é preocupante, devido à injustiça, imoralidade e irreligiosidade.

• De onde era Miqueias quando Deus o separou para uma obra poderosa entre os poderosos?

Sobre Miqueias, “o texto não menciona a sua linhagem, mas seu nome que significa ‘Quem é como Jeová’ sugere que ele pertencia a uma família temente a Deus. Como seu lugar de origem, o profeta indica a cidade de Moresete (1.1,14) situada no sopé dos montes de Judá, c. 40 km a sudoeste de Jerusalém, na fronteira entre Judá e a Filístia, próximo de Gate. Proveniente de uma região agrícola produtiva, Miqueias era, como Amós, um homem do interior, distante das questões políticas e religiosas de sua nação. Não obstante, Deus o escolheu (3.8) para transmitir uma mensagem de punição aos príncipes e ao povo de Jerusalém” (John MacArthur).

Do seu primeiro capítulo destacamos os seguintes pontos:

1. Não importa a origem, Deus quer alguém que se submeta e esteja disposto a ser Seu porta-voz independente das consequências ainda que, ousadamente, tenha que falar a líderes políticos (v. 1).

2. Por causa do pecado e, quando as famílias dos crentes estão fazendo o que é errado, Deus Se aproxima com poder para julgar e executar a sentença contra o mal; objetivando purificar, reformar e reavivar a verdadeira religião maculada pelas práticas pagãs (vs. 2-7).

3. A empatia do profeta representa a empatia divina perante um povo em que a questão em jogo é o tipo de relacionamento que tem com Deus e o próximo (vs. 8-9).

4. O texto profético apresenta onze cidades, maiormente com trocadilhos com o nome, mostrando a incoerência de uma existência indiferente à Deus (vs. 10-16).

De origem camponesa, com linguagem rústica, simples e direta o profeta transmite com criatividade sua mensagem. Visando a didática, ele utiliza-se de figuras de linguagem e jogo de palavras para chamar a atenção. “Ele é ousado, inflexível e intransigente no trato com o pecado, mas terno de coração, sensível de espírito, amorável e empático” (Comentário Bíblico Adventista).

Simplicidade, mas caráter e personalidade firmes caracterizam àqueles que Deus utiliza para promover reavivamento e reforma! 

“Senhor, molda-nos” – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...