sábado, 2 de dezembro de 2017

Oseias 13 Comentário Pr Heber Toth Armí

Oseias 13 
Comentário Pr Heber Toth Armí

Ser escolhido por Deus não é garantia de salvação. Saul foi escolhido por Deus, e se perdeu. O povo de Israel, caso não perseverasse no caminho do Senhor, estaria irremediavelmente perdido. 

O mesmo pode ser dito dos cristãos: “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13). “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, fortalecei-vos” (I Coríntios 16:13). “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (I Coríntios 10:12).

Israel foi escolhido por Deus. Não perseverou nos caminhos do Senhor. Portanto, sua condição não era das melhores. Talvez muitos de nós estejamos exatamente iguais.

• Pelos acontecimentos descritos em 1 Reis 11:1-40 Israel do Norte sobressaia como nação (v. 1). Como quase sempre acontece, a prosperidade prepara a humanidade para a pecaminosidade; assim o povo de Deus está em queda livre por causa da atração pela idolatria (vs. 2-3).

• A religião adaptada ao gosto do freguês e não ao gosto de Deus, a igreja inventora da fábrica de deuses, e os profissionais da religião que promovem seus próprios produtos visando cada vez mais lucros, dão ao povo uma religião oca, uma espiritualidade desprovida de conteúdo sólido, deixando as pessoas áridas na fé. Mas Deus continua revelando Seu terno e eterno amor desejando salvar pelo menos alguns dos pecadores que fingem conhecê-lO (vs. 4-6).

• Deus é rejeitado; e, Seu amor, desprezado pelos pecadores condenados. Que miséria! Quanta insensatez! Tamanha loucura não tem igual! Ficamos horrorizados com Israel, mas não somos tão diferentes. É possível que muitos de nós estejamos tão iludidos espiritualmente quanto o antigo povo de Deus. O aviso divino através de profetas é uma forma de despertar corações iludidos para um reavivamento e uma reforma (vs. 7-15).

• Quando a solução ofertada por Deus é rejeitada, não resta outra coisa senão deixar que cada um colha o tipo de sementes que plantou. O juízo é o momento de acertos de contas com quem não tem juízo. Nesse dia, os que foram loucos não serão poucos (vs. 15-16).

No dia do julgamento divino as pessoas ficarão com raiva de si mesmas por todas as atitudes negligentes que tiveram (Apocalipse 6:12-17). 

Portanto, permaneça firme, não na rebelião, mas no caminho da salvação. Não seja teimoso, mas fiel e piedoso. 

“Senhor, renova-nos, fortaleça-nos!”– Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...