domingo, 26 de maio de 2013

Lições de Vida - Esdras 2


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Esdras 2
Comentários do Pr. Heber Toth Armí #rpsp

Os planos de Deus não podem ser frustrados, por maiores que sejam as barreiras ninguém pode atrapalhar a Deus em Seus propósitos. E os planos de Deus a você? Em relação a eles, Deus tem sido fiel, portanto o que se impõe no caminho da completa restauração é a tua fidelidade ou a falta dela em atender a voz profética de Deus. Muitos judeus acreditaram e voltaram a Jerusalém depois do exílio, porém um grupo ficou em Babilônia. Aproximadamente 50.000 peregrinos fieis retornaram. Deus não abriu as portas e os deixaram de mãos abanando, eles levaram consigo 736 cavalos, 245 mulas, 435 camelos e 6.720 burros (Esdras 2). Deus é soberano e conduz a história. O destino de Seu povo não é o caos. A igreja de Deus não está sem rumo. A história do mundo está sob a liderança e administração de Deus. Observe que o livro de Esdras abre com a declaração que o Senhor moveu o coração de Ciro e foi, então, emitido um decreto para cumprir a predição de Jeremias de que o exílio terminaria após setenta anos (Jeremias 25:11-12; 29:10-14). A palavra de Deus dirige a história desde a criação do mundo e continua até os dias de hoje (Hebreus 1:1-3). Portanto, para que os planos de Deus se cumpram em tua vida é imprescindível alimentar-se de toda a Palavra que sai da boca de Deus. As Palavras de Deus na Bíblia devem saturar a mente de todo aquele que deseja viver os planos de Deus!

Quem reconhece a grandeza de Deus não se torna mesquinho em suas dádivas a Ele. A generosidade em relação à oferta determina o grau de conhecimento que o doador tem de Deus. Os judeus que ficaram em Jerusalém enquanto outros foram para o cativeiro, eram pobres; porém, pelo fato de Deus ter liberto os cativos para voltarem e reconstruírem o templo, as famílias pobres que já estavam em Jerusalém doaram ouro, prata e vestes para o templo e para os sacerdotes (Esdras 2:68-69). Geralmente os mais pobres são mais generosos, são mais desprendidos deste mundo do que os ricos. Quem doa para Deus sabe que está destinado para a eternidade e o dinheiro é temporal. Quem oferta a Deus generosamente, sem questionar, sabe que sua riqueza verdadeira está no Céu e não na Terra. Quem entrega parte de seus rendimentos, como diz o texto, “conforme os seus recursos”, não “conforme a sua fé”, sabe que a felicidade e a paz estão em Cristo representado pelas ofertas; portanto, é sagrada e santa, separada para um propósito nobre: o avanço do reino de Deus na Terra. J. Glenn Goul diz que a felicidade “não ocorre quando todos os nossos desejos e caprichos são satisfeitos, mas quando restringimos nossos desejos às coisas essenciais”. O que é essencial para você? Em que você tem investido os teus recursos? O que você tem feito para fazer avançar o reino de Deus? Você tem sido generoso, conforme os teus recursos? Deus tem sido prioridade a você?
O livro de Deus é cheio de detalhes que revelam organização. Em Esdras 2 há um registro dos que voltaram do exílio. O primeiro bloco relaciona-se às pessoas em geral (vs. 1-35); o segundo, aos sacerdotes (vs. 36-39); o terceiro, aos levitas (vs. 40-54); o quarto, aos descendentes dos servos de Salomão (vs. 55-60); e, quinto, a outros sacerdotes (vs. 61-63). Depois apresenta o número total, que foi 49.897 pessoas (vs. 64-65). Então, temos uma listagem representativa (vs. 1-63) e depois o número real (vs. 64-67). Mathew Henry concluiu seu comentário de Esdras 2 com as seguintes palavras: “Os que, ante o chamado do evangelho, renunciam ao pecado e se voltam ao Senhor, serão guardados e guiados através de todos os perigos do caminho, e chegarão a salvo às mansões providas na santa cidade de Deus”. Ao olhar para o Apocalipse encontramos uma listagem representativa dos salvos na volta de Jesus (Apocalipse 7:1-8) e depois uma multidão que não se podia contar (vs. 9-17), semelhante ao estilo de Esdras 2. Os que voltaram do exílio babilônico era o remanescente, da mesma forma o remanescente do tempo do fim se salvará, entrará em Sião porque foram fieis (Apocalipse 14:1-5). O número 144.000 na lista de Apocalipse é simbólico e, a grande multidão é a realidade dos salvos. Como aconteceu nos dias de Esdras, temos que, como sacerdotes neo-testamentários, ter o nome na lista do Céu! O que você está esperando?
Curta e compartilhe:

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Pedidos de Oração escreva para o email: ministeriodeoracao2009@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...