quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lições de Vida-Salmos 22


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 22-#rpsp
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Abandono! Solidão! Rejeição! Não tem coisa pior! Alguém abandonado por amigos; um marido que abandona a mulher; uma mulher que abandona seus filhos... Pense o que você quiser, Jesus se sentiu abandonado, desamparado e rejeitado por Deus! O Salmo 22 contém a base para a frase mais sofrida de Jesus: “Pai, por que me desamparaste”(v. 1); esse é o sofrimento espiritual. O sofrimento de Jesus é muito bem descrito nesse salmo. O sofrimento físico, infligido ao seu corpo, está escancarado nos versos 14-16. Porém, além dos sofrimentos físicos e espirituais, os versos 6, 8, 12, 13, 18 e 19 apontam para o sofrimento moral de Cristo; é possível que este doa mais que o físico. Certamente que as feridas morais e emocionais demoram mais a cicatrizar que as físicas. Em Cristo elas foram causadas pelo sarcasmo, ironia, ódio, desprezo, crueldade e zombaria dos circunstantes ao pé da cruz, como se percebe nos relatos dos evangelistas. O Salmo 22 descreve o completo sofrimento de Cristo; inicia com o sofrimento espiritual, passa pelo sofrimento moral e termina com o sofrimento físico. Porém, nos versos 19 ao 22 o salmo fala de livramento e nos versos 27 ao 31 fala da vitória de Cristo. Esta sequência revela que o livramento e a vitória de Cristo resultaram do sofrimento. Assim, como a trajetória de Cristo, se queremos a vitória temos de aprender que antes da coroa é preciso passar pela cruz. Como sem luta não há vitórias, sem cruz não há salvação!

A cruz é o centro da história, deve estar cravada no centro de nosso coração como Cristo esteve cravado nela. Foi por causa de nossos pecados que Cristo teve que morrer. O Salmo 22 é chamado de “o salmo da cruz” assim também deve ser chamado o povo que segue a Jesus; não apenas porque Ele morreu na cruz, mas por Ele ter dito que somente quem toma a Sua cruz verdadeiramente o segue. Cruz não é símbolo de sofrimento, mas de morte. Ninguém que tomava a cruz ficava vivo por muito tempo. Quem toma a cruz para seguir a Jesus morre para o pecado, para este mundo e para as vontades do eu pecaminoso. A salvação passa pela cruz de Cristo, quem toma a cruz é conduzido pelo caminho da eternidade. Olhe para a cruz, imagine ali Jesus; o horrendo caráter do pecado só pode ser avaliado diante da cruz de Cristo, o inocente que morreu como o pior criminoso; o amoroso que morreu como o mais odiado (vs. 6-7, 13, 16). Até mesmo Deus parece ter rejeitado a Jesus; sim, quando Ele assumiu nosso pecado foi rejeitado. A crucifixão de Cristo foi e será a maior demonstração de repúdio ao pecado. Em contrapartida, tomar a cruz de Cristo, ter as mesmas experiências, ao deixar que Ele viva em nós, nos apoderamos de Sua vitória conquistada por nós ali naquela cruz (vs. 23-31). A partir daí nossa vida será pautada por Sua vontade revelada mesmo sem depender de circunstâncias favoráveis para viver a vontade divina; então viveremos para a glória de Deus!

Os que seguem ao Mestre Jesus em todos os aspectos da vida, passam por experiências semelhantes. O intrigante Salmo 22 relata simultaneamente as experiências de Davi e as de Jesus. Ambos se sentiram abandonados por Deus. Inimigos os atacaram implacavelmente. Ambos clamaram por livramento. Logo após, regozijaram-se, sabendo que o Senhor defende o oprimido. Não tem como ser diferente, quem vive com Cristo vive diferente em relação ao mundo. Quem vive diferente, vive na contramão da maioria; enfrenta a pressão da anarquia para seguir em frente. Quando Cristo vive no coração inteiro do cristão, é Cristo que vive em seu lugar. O eu já não vive mais, pois isso a pessoa já não é como as demais. Jesus é o Rei eterno, o Filho de Davi que assumiu o trono para reinar entre Seu povo (vs. 27-29). Desta forma, o Salmo em questão inicialmente aponta para o rei Davi; e de forma mais ampla, aponta para o Rei Jesus. Mesmo neste mundo de crise extrema ainda há salvação. Este mundo, com suas maldades, injustiças e iniquidades, destroem a alma de quem quer que seja; se até mesmo o próprio Filho de Deus não se livrou sobrenaturalmente, quem somos nós para viver justamente e em paz num mundo injusto e mal? Ainda que você enfrente oposição por se posicionar ao lado de Cristo, certamente a mesma vitória que Cristo teve, você também terá. Ele pagou o preço a fim de que você tenha a recompensa! Por isso, agora mesmo viva para buscar a louvar ao Senhor!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...